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O que fazer se a concentração da atenção diminuiu?

Todos nós já tivemos problemas de concentração? Pode diminuir em adultos e crianças. Neste artigo, você aprenderá tudo sobre os problemas de concentração : o que são e por que ocorrem, quais são os sinais, sintomas e as possíveis causas da baixa concentração. Eu preciso me preocupar com isso? Também damos 11 dicas que podem ajudar a aumentar sua concentração.

A concentração de atenção pode ser reduzida em pessoas de qualquer idade, é um problema bastante comum. Nas crianças, isso se manifesta na deterioração das notas e do desempenho escolar em geral. Nos adultos, a capacidade para o trabalho é reduzida e as alterações na concentração podem afetar a vida familiar e, em geral, afetar negativamente o dia a dia. Pode até perturbar nossas relações sociais, de trabalho, etc. Portanto, é imperativo tomar as medidas necessárias a tempo de resolver os problemas com concentração e melhorar a atenção plena.

Quais são os problemas de concentração?

Concentração é a capacidade de enfocar efetivamente nossa atenção na tarefa que estamos realizando. Além disso, com boa concentração, somos capazes de bloquear várias distrações, como sons estranhos ou até mesmo nossos próprios pensamentos.

Quando o nível de concentração é ótimo, é mais fácil para nós trabalharmos, cometemos menos erros e gastamos menos tempo nisso, e nos lembramos melhor das informações.

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Problemas de concentração, diminuição da concentração, é a incapacidade de se concentrar e focar no estímulo certo. Ao mesmo tempo, podemos ser distraídos pelo barulho, o som de um telefone celular, vários pensamentos, etc., como resultado dos quais deixamos de realizar a tarefa.

O nível de concentração de uma pessoa depende dos seguintes fatores:

  • Engajamento, compromisso com a tarefa
  • Interesse na tarefa
  • A capacidade de cumpri-lo
  • Estado físico e emocional
  • O ambiente certo com menos distrações

Quando essas condições são satisfeitas, é muito mais fácil para o cérebro se concentrar em estímulos importantes e bloquear todos os outros estímulos indesejados e pensamentos que distraem.

Sintomas de baixa concentração

Problemas de concentração em crianças

A capacidade de concentração nas crianças não é tão alta quanto nos adultos, porque seus cérebros ainda não estão suficientemente desenvolvidos. As crianças geralmente são incapazes de se concentrar e manter a atenção por uma hora durante uma aula chata. Não porque haja algo de errado com eles. Freqüentemente, pedimos muito às crianças. A criança precisa brincar e experimentar, então as atividades devem ser dinâmicas e divertidas. Nesse caso, as crianças poderão ouvir com atenção por uma hora. Aprenda como o cérebro aprende e como a motivação é importante .

Se a criança não consegue se concentrar na sala de aula e não sofre de nenhuma deficiência ou dificuldade em outras situações, o problema geralmente reside na estrutura da aula e no estilo de ensino do professor, que não é adequado para a idade e necessidades dos alunos.

Você pode falar sobre problemas de concentração em uma criança se:

  • É difícil para ele manter a atenção durante a aula.
  • Ele não consegue se concentrar nas atribuições.
  • Parece que ele não ouve quando você fala com ele.
  • Não consigo assistir ao filme com cuidado.
  • É difícil para ele se concentrar até mesmo nas atividades que lhe dão prazer.
  • A criança está distraída.
  • Ele está distraído, não consegue estruturar o processo do jogo.
  • A criança estava sonhando acordada, “pairando nas nuvens”.

Se uma criança apresentar todos esses sintomas, a situação pode ser muito mais grave e existe o risco de transtorno de déficit de atenção.

Problemas de concentração em adultos

Um adulto tem concentração prejudicada quando:

  • Ele sempre se esquece. O que são problemas de memória e quando se preocupar .
  • Não consigo me concentrar na tarefa por muito tempo.
  • É difícil para ele continuar lendo.
  • Sensação de que a cabeça “não entende”, distração.
  • Distraído quando ouve alguém falar.
  • É fácil “perturbá-lo”.
  • Conclui a tarefa por muito tempo.

Causas de problemas de concentração

É muito importante entender por que a concentração está prejudicada, já que em alguns casos, em primeiro lugar, é necessário tratar a causa raiz desse problema.

  • A fadiga e o estresse emocional  podem levar à falta de concentração.
  • Mudanças hormonais , como durante a menopausa ou gravidez, podem afetar nossa função cognitiva.
  • Os problemas de concentração estão associados a certos distúrbios físicos e psicológicos.
  • Falta de sono e falta de descanso. Quando não damos ao nosso cérebro o descanso necessário e suficiente por falta de tempo ou estresse, ele funciona pior. A falta de sono é uma das causas mais óbvias de problemas de concentração.
  • Fome e dieta pobre também podem causar falta de concentração. A fome é uma sensação muito desagradável no corpo, por meio da qual nosso corpo nos avisa sobre a falta de nutrientes e energia. Essa sensação vai consumir completamente nossos recursos cognitivos, impedindo-nos de focar em qualquer outra coisa. A falta de nutrientes também interfere no bom funcionamento do cérebro. Quais alimentos são bons para o cérebro ?
  • Preocupação excessiva. Todos nós sabemos muito bem que, se estamos muito preocupados com alguma coisa, é difícil nos concentrarmos em outras coisas. Isso geralmente desaparece. No entanto, existem pessoas que vivenciam constantemente uma ansiedade elevada e uma ansiedade excessiva, o que as impede de se concentrar em outra coisa.
  • Dor física. A concentração diminui com a dor física prolongada, quando somos feridos ou sofremos de dor crônica ou fibromialgia.
  • Remédios e drogas . Certos medicamentos podem afetar a concentração e a atenção. As drogas perturbam o cérebro e as habilidades cognitivas , sendo a atenção a mais afetada.
  • O ambiente em que trabalhamos também pode prejudicar nossa atenção. Quando há muitas distrações – barulho, pessoas, dispositivos, etc. – muito provavelmente, começaremos a nos distrair e perder a concentração.
  • Nossa capacidade individual de concentração . Existem pessoas cuja capacidade de concentração é maior do que a de outras, assim como algumas pessoas são mais “flexíveis” do que outras. No entanto, isso não significa que a concentração não possa ser desenvolvida. A concentração é como um músculo, também pode ser treinada.

Como melhorar a concentração? 11 dicas

1. Nenhum aditivo alimentar é necessário para aumentar a concentração

Como aprender a se concentrar? Alguns suplementos nutricionais que prometem melhorar a atenção e os problemas de concentração são caros e ineficazes. Freqüentemente, eles contêm algum tipo de vitamina ou oligoelemento que você pode encontrar facilmente em qualquer outra dieta e em quantidades muito maiores e mais baratas. Portanto, você não precisa de nenhum suplemento nutricional adicional para melhorar a memória, concentração ou atenção. A única coisa que você deve tomar é o medicamento prescrito pelo seu médico se você tiver um distúrbio de concentração grave.

2. Use CogniFit, líder em testes cognitivos e estimulação para crianças e adultos

Como desenvolver a concentração da atenção? A concentração é um processo cognitivo que pode ser melhorado com um treinamento adequado. A Bateria de Exercícios Clínicos  CogniFit é uma ferramenta profissional disponível para todos . Com jogos online simples e divertidos, CogniFit permite que você teste e treine funções cerebrais que são prejudicadas quando a concentração cai.

O estudo da plasticidade do  cérebro  mostrou que quanto mais usamos uma rede neural, mais forte ela se torna. Isso também se aplica às redes neurais envolvidas na capacidade de concentração:  atenção distribuída ,  atenção concentrada ,  flexibilidade cognitiva  e  inibição .

O Programa de Estimulação Cognitiva CogniFit foi desenvolvido por uma equipe experiente de cientistas, neurologistas e psicólogos cognitivos. O programa primeiro testa com precisão o nível de concentração e outras funções cognitivas básicas e, em seguida, com base nos resultados obtidos, oferece automaticamente um treinamento cognitivo personalizado abrangente . O programa CogniFit é recomendado para crianças a partir de 7 anos e está disponível online.3. Planeje um descanso para aliviar os problemas de distração e concentração

A concentração freqüentemente se deteriora devido à fadiga e fadiga mental. Depois de concluir tarefas que exigem esforço significativo, como trabalho ou estudo, a concentração é prejudicada se não descansarmos. Descansar a cada hora e meia por 10 minutos o ajudará a enfrentar o desafio com vigor renovado. Você pode usar esse tempo para caminhar, se alongar, ir ao banheiro ou fazer uma xícara de café …

4. Comunique-se com a natureza

Caminhar em um parque ou floresta pode melhorar muito sua concentração. Um passeio na natureza ajuda a acalmar e relaxar, não requer maior concentração e atenção de nossa parte. Ao contrário da cidade, quando temos que monitorar constantemente o trânsito, as pessoas ao redor, o que nos obriga a estarmos constantemente alertas. De acordo com este estudo , na natureza podemos relaxar, nos desconectar dos problemas, melhorar nossas habilidades cognitivas. Por isso, procure encontrar mais tempo para caminhar no parque e na floresta – onde há muita vegetação. Adquira hábitos saudáveis!

5. A meditação mindfulness aumenta a concentração

Como atingir 100% de concentração? A pesquisa mostrou que a meditação mindfulness  ajuda a melhorar o foco e também reduz o estresse, ansiedade e depressão. Portanto, é um exercício ideal para aumentar a concentração. Com a ajuda da meditação, você pode afastar os pensamentos negativos, o que nos ajuda a nos concentrar em uma coisa. Você notará uma melhora mesmo se praticar meditação por apenas 5 a 10 minutos por dia, ou entre o trabalho ou o estudo. Programas de meditação mindfulness para crianças também se mostraram eficazes.

6. Elimine qualquer coisa que o distraia

Se você é uma daquelas pessoas que se distraem facilmente ao concluir tarefas, é melhor remover qualquer coisa que possa distraí-lo. Oculte os gadgets e, se estiver trabalhando em um computador, tente não abrir páginas que não estejam relacionadas ao que você está trabalhando. Se o ruído o distrair, use fones de ouvido ou protetores de ouvido. Saiba mais sobre como lidar com a procrastinação .

7. Priorizar

Realize tarefas difíceis quando estiver renovado e descansado. Dessa forma, você pode resolvê-los com eficácia e se concentrar nos mais simples. Se, pelo contrário, fizer primeiro o que é mais simples, ao resolver problemas mais complexos, ficará cansado. Uma lista de tarefas em ordem decrescente de importância e complexidade o ajudará a priorizar.

8. Reserve um tempo para atender chamadas e mensagens

Muitas vezes nos sentimos escravos de e-mails ou telefonemas. Acreditamos erroneamente que devemos estar disponíveis 24 horas por dia. Isso não apenas diminui nossa produtividade, mas também prejudica nosso desempenho e concentração. Portanto, reserve determinados horários durante o dia em que estará disponível para fazer ligações e responder mensagens.

9. Aumente sua concentração cuidando de si mesmo

Um dos maiores investimentos para melhorar suas habilidades cognitivas é manter seu corpo em ótima forma. Coma bem, não morra de fome, coma alimentos saudáveis. Reserve um tempo para dormir e descansar – 7 a 8 horas de sono são suficientes. Dedicar tempo ao lazer e relaxamento pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a concentração.

10. Concentre-se em uma coisa

A multitarefa , embora não seja ruim em si mesma, pode aumentar os níveis de estresse e distração. Portanto, nesta situação, é melhor se concentrar em uma coisa.

11. Desenvolva a concentração por meio de brincadeiras e exercícios

Existem vários jogos que você pode jogar todos os dias para melhorar sua concentração e foco. “Copo de Água”, “Parede Branca”, “Vela” e muitos outros. Descubra quais exercícios podem ajudá-lo a aprender a se concentrar .

Obrigado por ler este artigo. Ficaríamos muito gratos por suas perguntas e comentários.