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Como o zinco previne a queda de cabelo

Como o zinco previne a queda de cabelo

Para entender como o zinco previne a queda de cabelo, é importante saber como a deficiência de zinco pode levar à queda de cabelo. Uma teoria estabeleceu que a deficiência de zinco leva a mudanças na estrutura da proteína dos folículos capilares, levando ao enfraquecimento de sua integridade estrutural. Isso significa que novos cabelos cairão mais rápido do que deveriam. Além disso, há casos registrados de pessoas cujo cabelo voltou de opaco, cinza envelhecido, para suas cores originais, quando submetidas a dietas ricas em zinco. Outro estudo coloca a importância do zinco para o crescimento do cabelo no papel crucial do mineral na produção de DNA e RNA. Este é um requisito para a divisão eficiente das células foliculares , levando a um estágio anágeno aprimorado do ciclo de crescimento do cabelo. Além disso, a eficácia do zinco em reverter a queda de cabelo devido a reações enzimáticas negativas foi demonstrada na aplicação tópica do mineral.

Uma linha tênue para andar

É muito importante certificar-se de que está obtendo a quantidade certa de zinco e de não ingerir muito ou pouco zinco. Há outra teoria de que ter uma deficiência de zinco pode levar ao fator de necrose tumoral alfa (TNF-a). Este é um mensageiro químico que faz com que o sistema imunológico cause danos aos tecidos saudáveis ​​do corpo. Isso inclui cabelo e pode causar queda de cabelo. Muito zinco pode levar a problemas de saúde, assim como zinco insuficiente. Um desses problemas é a deficiência de outros minerais de que nosso corpo precisa, incluindo cobre, magnésio e ferro, o que pode levar à queda de cabelo. Aqueles que tomam altas doses de suplementos de zinco podem sentir falta de desenvolvimento de anágeno, o que causa queda de cabelo, mas, ao mesmo tempo, uma forma de tratamento com zinco pode realmente estimular o crescimento do cabelo. É realmente uma linha tênue. Não tendo o suficiente de certos minerais, a inclusão de cobre e outros suplementos e vitaminas para a perda de cabelo pode impedir a criação de novos vasos sanguíneos, o que por sua vez pode inibir o crescimento do cabelo e causar danos ao couro cabeludo. Basicamente, ter pouco zinco pode causar danos, e ter muito zinco também pode causar danos. A melhor coisa a fazer é apenas certificar-se de que está obtendo a quantidade diária recomendada de zinco, que deve ser adequada.

Fontes de zinco

Há muitas maneiras de obter zinco suficiente em sua dieta sem ter que depender de suplementos, portanto, você pode ter certeza de que não está ingerindo muito ou pouco do mineral. Existem todos os tipos de alimentos deliciosos que contêm zinco, incluindo:

  • Carnes vermelhas
  • Aves
  • Fígado
  • Germe do trigo
  • Sementes de abóbora
  • Camarões
  • Gemas de ovo
  • Produtos de soja

Esses são apenas alguns dos alimentos ricos em zinco, assim como muitos outros nutrientes de que nosso corpo necessita. Às vezes, a queda de cabelo é inevitável. No entanto, se for causado por algo em sua dieta, existem medidas que você pode seguir. Uma dessas etapas é verificar se você está ingerindo zinco suficiente em sua dieta. Zinco em poucas palavras O zinco é um oligoelemento essencial. A deficiência de zinco e os altos níveis do elemento podem levar à perda de cabelo. O zinco é essencial para a síntese de DNA e RNA e, portanto, para um rápido crescimento do folículo capilar. radicais para promover a integridade das células do folículo capilar. Embora seja fácil obter a dose diária de zinco na dieta, a maioria das pessoas não o faz. Estudos mostraram que o zinco evita a queda de cabelo

Suplementação de Zinco

A suplementação de zinco é importante porque, embora as fontes dietéticas de zinco sejam comuns na dieta da maioria das pessoas, apenas 30% do zinco presente é absorvido.

A ingestão diária recomendada de zinco é de 8-11 mg, mas a dose diária recomendada do mineral é de 15 mg administrada como quelato. Embora as doses recomendadas sejam colocadas no lado seguro do tratamento, alguns especialistas em perda de cabelo defendem um limite máximo de 25 mg. No entanto, para evitar a ingestão excessiva de zinco, a suplementação de zinco não deve ser tomada neste limite superior por mais de 2 a 3 semanas. Como o zinco reduz a quantidade de cobre no corpo, a recomendação é tomar um pouco de suplemento de cobre ao lado. Além disso, a suplementação de zinco é muitas vezes combinada com a suplementação de selênio porque este é um antioxidante conhecido que protege as vias conhecidas por promover o cabelo
crescimento. Por outro lado, o zinco reduz a absorção de cálcio e vice-versa. Por esse motivo, os suplementos de zinco formulados com cálcio devem ser evitados. Da mesma forma, o zinco não deve ser ingerido com alimentos como leite ou queijo com alto teor de cálcio.

Não deve ser tomado junto com alimentos fibrosos também, uma vez que a fibra dietética se liga aos minerais e impede sua absorção. Já as carnes magras, assim como os mariscos, os peixes e os ovos melhoram a absorção do zinco. Suplementos de zinco vêm em muitas formas: como sulfato, acetato, gluconato, aspartato, arginato, citrato, picolinato e monometionina (ZMA; também contendo aspartato de magnésio e vitamina B6 para promover a absorção e resolver qualquer deficiência de magnésio e ferro) Os amino ácidos quelatos de zinco fornece a melhor absorção dos seus complementos.

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